Projecto de Telemedicina
O Ministério da Saúde está a desenvolver, em algumas províncias do país, um projecto de instalação de serviços de telemedicina. O programa, lançado ontem na província de Luanda, vai permitir a realização de consultas à distância e proporcionar formação médica contínua para melhorar a qualidade do sistema de saúde, informou o Jornal de Angola.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com os hospitais universitários de Genebra, tem como objectivo, criar uma rede nacional de centros de telemedicina em hospitais de regiões estratégicas.
O Ministério da Saúde recorreu aos hospitais de Genebra pela experiência comprovada no desenvolvimento e aperfeiçoamento de redes de telemedicina em África.
O projecto está a ser desenvolvido nos hospitais gerais do Bengo, Bié, Cabinda, Lunda Sul e Malanje, em fase experimental. Em Luanda, o projecto está a beneficiar o Hospital Pediátrico David Bernadino e o Hospital Américo Boa Vida.
De acordo com a directora clínica do Hospital Américo Boa vida, Maria Linda Antunes, a iniciativa vai revolucionar o que tem sido as trocas de experiências entre os profissionais de saúde dentro e fora do país.
“O projecto vai facilitar a interacção entre os profissionais locais, especialmente nos casos em que há necessidade de evacuar um doente de uma província para outra”, disse a médica.
A profissional de saúde frisou que o médico ou enfermeiro vai ao sistema televisivo, através de uma plataforma denominada Bogou. É um software que permite aos especialistas colaborar entre si à distância na solução de problemas médicos específicos, no apoio ao diagnóstico, na obtenção de segundas opiniões médicas, na avaliação dos pacientes e na decisão e planeamento sobre a evacuação de pacientes.



